As páginas da web contêm características que determinam em poucos segundos as ações que o usuário poderá tomar ao acessar a determinada página. E nesse artigo estaremos exemplificando as diferenças entre essas páginas, e você poderá escolher o melhor padrão de site para o seu projeto na internet.
- Leia também: A Importância da estratégia de marketing para sua empresa
- Leia também: Por que apostar em produção de conteúdo no seu site
- Leia também: 5 Dicas para gerenciar pequenas lojas em home-office
O que é Site ou Loja Virtual?
O site é uma plataforma completa, com informações diversas sobre a sua empresa e menus clicáveis. Já as lojas virtuais seguem a mesma característica, porém aplicando a possibilidade de o cliente realizar a compra de produtos ou serviços dentro da própria plataforma da loja virtual da sua empresa. Em ambas modalidades é possível construir páginas que informam sobre:
- produtos
- serviços
- contato
- clientes antigos
- cases
- blog
- portfólios
- galeria de imagens e mais.
O objetivo do site ou loja virtual é apresentar sua empresa para o usuário que acessam o domínio na internet. Geralmente, o site tem um foco institucional e é fundamental para rankear as páginas da sua empresa no Google, no caso das Lojas virtuais é mais especificamente para comercialização de produtos ou serviços de forma independente, onde o usuário navega pelo catálogo digital, clica em comprar, faz o cadastro e realiza o pagamento sem ajuda de um atendente. É importante que você considere um site ou loja virtual responsivo, afinal, atualmente grande parte dos acessos aos sites é feita a partir de dispositivos mobile. Pela mesma razão, atualmente, o Google prioriza no ranking, sites responsivos.
O que são as Landing Page?
As landing page ou páginas de captura tem o objetivo único de conversão de um visitante em lead. Geralmente, apresenta uma oferta de valor para o usuário, com o objetivo de convencê-lo a se inscrever no formulário, outras páginas ilustram um produto especifico e direcionam o atendimento para uma página de venda ou botão do whatsapp para converter a lead que entrar em contato.
As principais características de uma landing page é:
- título com oferta
- formulário
- botão de CTA
- Casos ou comentários.
Em alguns casos, são apresentadas vantagens para incentivar o usuário a se inscrever e acessar o benefício divulgado. O tipo de oferta da landing page varia de acordo com a etapa do funil de vendas. Por exemplo, landing pages de topo e meio de funil geralmente oferecem:
- e-books
planilhas
- white paper
- checklists.
Campanhas de fundo e meio de funil oferecem:
- planos premium de uma solução
- chamam para contato com um consultor
- apresenta demos
- convidam para webinars e mais.
Uma das grandes diferenças entre site e landing page é que a segunda não oferece várias opções de menus, nem diversas opções para o usuário clicar. A landing page não tem páginas extras. É apenas uma página, com um discurso, um formulário e um CTA. O formulário deve solicitar informações de contato do visitante em troca de uma oferta, como um ebook.
Em suma, a landing page é uma ferramenta de captação de leads.
Entenda a diferença entre site e landing page e saiba qual é a melhor para sua empresa
A verdade é que responder qual das duas é melhor seria um erro. Site e landing page são ferramentas diferentes e não são capazes de substituir a função uma da outra. Elas são complementares e atendem a demandas diferentes de uma estratégia de marketing digital e de Inbound Marketing. Por isso, se você quer resultados satisfatórios para os diferentes indicadores de marketing digital, considere a criação de um site e utilize as landing pages de acordo com a sua estratégia.
Conclusão do artigo
Agora que você já sabe qual é a diferença entre essas modalidades de páginas. O que acha de fazer um orçamento para desenvolver o projeto da sua empresa? Clique aqui e confira todos os detalhes de criação de sites na Hostec.
- Leia também: 5 Dicas para gerenciar pequenas lojas em home-office
- Leia também: Como segmentar público para ter melhores resultados
- Leia também: Benefícios da Inclusão Digital para negócios em 2022