Entre os anos de 2018 e 2020, o número de novos usuários na internet cresceu quase 40% a mais do que os anos anteriores somados. Essa grande migração em massa das empresas e pessoas físicas para o mercado digital, tem sido devido ao acontecimento da pandemia do corona-vírus no final do ano de 2019.
- Leia também: A Hospedagem de Sites Cloud SSD perfeita para WordPress
- Leia também: Tudo sobre à nova versão do WordPress 5.4 em 2020
- Leia também: Como criar um Blog de Notícias com WordPress
Com essa movimentação de novos usuários em busca da plataforma do WordPress para criar um site na internet, levou novos profissionais da área, ou até mesmo os próprios donos/sócios a terem inúmeras dúvidas em relação ao design do site, segurança dos arquivos e até mesmo a velocidade do site. Como alguns novos usuários tem sempre aquela curiosidade de testar novos plugins, temas e até mesmo customizações interessantes, consecutivamente os sites em WordPress começam a ter um certo pico de lentidão, gerada pelas inúmeras consultas ao banco de dados e conexões externas como plugins, iframes e outros widgets.
Neste artigo você entenderá quais são os principais motivos para o seu site em WordPress ficar mais lento do que o normal, e como você poderá resolver essa questão em poucos minutos.
Caso você ainda não tenha um serviço de hospedagem de sites especialmente projetada para sites com alto nível de consumo de hardware, recomendo à você que faça um teste gratuito durante 30 dias dos serviços de hospedagem de sites da Hostec. Por se tratar de servidores dedicados com proteção DDoS, discos de armazenamento 100% em SSD e processadores de última geração da linha Intel Xeon, você tem disponível em sua hospedagem de sites, segurança, estabilidade, alta performance e inúmeros recursos operando em perfeita sincronia especialmente para atender as suas necessidades profissionais do dia-a-dia.
O que é o WordPress?
O WordPress é atualmente o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo. O WordPress é usado em mais de 40% dos sites ao redor do globo. E a plataforma continua crescendo rapidamente!
O termo CMS é em referência a uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.
Como é o caso do nosso querido WordPress, ele usa PHP e MySQL, linguagens que são suportadas por todos os serviços de hospedagem de site. Mas uma hospedagem especializada em WordPress pode dar a você muita vantagem em velocidade, desempenho e confiança.
Normalmente, os CMS são usados para blogs, mas um site feito em WordPress pode ser facilmente transformado em uma loja e-commerce. Eles também podem ser usados para portfólios, jornais online ou qualquer outro tipo de temática que você quiser.
Os 3 principais motivos para os sites em WordPress ficarem lentos de uma hora para outra.
1º Motivo – O servidor de hospedagem de sites é ruim, e deixa o WordPress lento.
Quando percebemos uma diminuição de velocidade no nosso site em WordPress, um dos primeiros pontos a chegar é o nosso servidor de hospedagem, e o quão rápido está em nosso tempo de resposta.
Em outras palavras, se o servidor de hospedagem que você contratou é lento, o seu site WordPress também será bastante lento.
Caso o seu site seja um projeto muito complexo, e necessite de um ambiente flexível e 100% dedicado, é recomendado você contratar um servidor vps ssd exclusivamente para sua operação. Mas se for o caso da sua operação será algo extremamente grande e necessite de mais recursos ainda, você pode também optar por um servidor dedicado para hospedar exclusivamente o seu site em WordPress.
Quando você utiliza uma hospedagem de site compartilhada, você divide os recursos do seu servidor de hospedagem com outros clientes, então esteja certo de que esse ambiente onde você esta atualmente hospedado é o suficiente para atender a demanda de visitantes que você recebe no seu site, você também pode optar por um serviço de hospedagem de sites em servidores dedicados com disco SSD, dessa forma você terá um baixo-custo mensal, e consecutivamente terá mais recursos disponível para o seu site em WordPress.
2º Motivo – Você não tem feito update do seu software ou plugins.
Tem uma razão especial pela qual o WordPress envia notificações para você atualizar os plugins, temas e qualquer outro software existente no seu site em WordPress. É para que os usuários possam constantemente corrigir pequenos erros e busque melhorar a performance da plataforma como um todo. Basta apenas clicar no botão “update” para tocar sua página a todo vapor, e de forma atualizada e otimizada.
Uma ótima prática é utilizar apenas poucos plugins por vez, e não todos ao mesmo tempo, para evitar gerar erros no site por ter exibido muito do php. Manter o CMS atualizado também traz muito mais segurança para o seu site e para os seus visitantes, corrigindo sempre os erros apontados pelos desenvolvedores com novas versões de atualização.
Cada vez que carregamos nosso site, todos os aspectos e características são carregadas também a partir do servidor. Isso inclui imagens, plugins e todo conteúdo existente no seu site em WordPress. Os plugins são particularmente pesados, portanto, se o seu site em WordPress estiver rodando vários plugins ao mesmo tempo, o processo de carregamento tornará potencialmente lento.
Uma dica é fazer uma vistoria dos plugins aplicados, e verificar quais plugins são realmente essenciais ou estão sendo exibidos. E excluir os plugins que estão apenas gerando muito consumo de processamento para consultar as informações externas dos plugins.
Dessa forma, você garantirá uma navegação limpa, e uma conexão simplificada com os conteúdos existente no seu site. Fazendo assim, os arquivos serem exibidos de forma mais rápida e sem qualquer tipo de erro ou gargalo no carregamento das páginas.
3º Motivo – Você escolheu um tema muito pesado que dificulta a performance do WordPress.
Uma das principais características mais legais do WordPress é a facilidade de personalização e a quantidade de temas, que atualmente são mais de 100 mil opções disponível na internet.
Você pode aplicar inúmeros temas no seu projeto, porém nem sempre a qualidade está alinhada ao design e beleza do tema. Algumas temas do WordPress são recheados de códigos densos e mau estruturados, o que pode fazer com que perca bastante performance, deixando o seu site em WordPress mais lento.
Você pode fazer inúmeros testes de temas com pré-visualização para encontrar o tema mais atraente e que melhor se adapte ao seu negócio digital.
Qual é a melhor hospedagem de sites para o WordPress?
A melhor hospedagem de sites em WordPress é um composto de recursos que você vai entender um pouco mais abaixo com todos os detalhes.
Você pode optar por um serviço de hospedagem de sites que lhe forneça os seguintes recursos para gerenciar com êxito todas as funcionalidades do seu site em WordPress:
Acesso à um painel de controle com ferramentas de PHP, banco de dados e outros periféricos que auxilie na otimização, analise e configuração do seu site em WordPress.
Recursos de última geração como discos em SSD para ter uma maior velocidade na leitura dos dados da sua conta, processamento isoladamente exclusivo para sua operação, memórias RAM dedicadas para você operar seu site em WordPress com recursos escaláveis e ótimo link de conexão (banda larga).
Além de utilizar plugins de cache que permite ao navegador armazenar informações da página de forma que os usuários possa ter uma experiência mais rápida ao visitar o seu site. Basicamente esses plugins de cache, “memoriza as informações” e não precisa recarregar do zero toda vez que a página for acessada.
Bons exemplos de plugins para essa categoria são os: W3 Cache, WP Super Cache, Hyper Cache e o DB Cache Reload.
Conclusão do Artigo
Agora que você sabe identificar quais são os principais motivos para o seu site em WordPress ficar lento, o que acha de fazer um teste de 30 dias grátis, de um serviço de hospedagem de sites especialmente projetado para sites em WordPress com alta demanda de tráfego?
Visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e conheça todas as opções disponível, também compartilhe nas redes sociais para o seu amigo que está precisando de um provedor de hospedagem de sites em WordPress que forneça segurança e alta performance em um único ambiente digital.
- Leia também: WordPress VS Joomla: Qual é a melhor opção para o seu site?
- Leia também: Os 7 Melhores temas WordPress para sites de notícias em 2020
- Leia também: Como corrigir o erro de Conexão ao Banco de Dados WordPress