Quando o assunto é páginas da web, os termos HTML e PHP são muito citados, pensando nisso resolvemos trazer esse artigo especialmente para explicar a diferença entre uma página HTML e uma página web em PHP.
Uma página em PHP roda ao lado do servidor Web. Ou seja, se você não deseja que o cliente utilize o seu processamento para obter o que deseja do site, utiliza-se PHP.
Quando você acessa uma página em PHP, o servidor web encaminha o código entre tags PHP para o programa e aguarda a resposta em código HTML, a qual será enviada ao cliente. Você, como cliente web, receberá apenas código HTML. Quando usado Java Script você recebe o código tal qual foi escrito e além disso alguns arquivos extras (cookies) para garantir a execução do programa escrito em Java Script.
Você pode mesclar HTML, PHP, Java Script e outras linguagens de programação desde que tenha os módulos instalados no servidor e/ou suporte do navegador Web no cliente (quem programa Java Script fica sempre torcendo para que o cliente não desative o suporte no browser ou que o antivírus não o faça).
É claro que existem mais diferenças entre Java Script e PHP, mas ambos se encarregam do conteúdo dinâmico do site. Já na questão do CSS não tem nada a ver com isso, ele será ou pode ser usado independentemente de você está usando o Java Script ou PHP ou ambos.
Qual é a vantagens entre as duas linguagens de programação?
Vantagens e desvantagens dependem do seu objetivo. São ferramentas diferentes que se enquadram em um determinado nicho e dividem entre si muitas funções comuns.
Com o código PHP o fluxo de dados entre o servidor de hospedagem web e o cliente vai ser menor, mas o servidor processa mais, isso gera um consumo muito elevado no processador da sua conta de hospedagem de site.
Já na questão do Java Script o design do site pode parecer mais amigável, vivo, bonito. Com PHP pode ser mais seguro que com o Java Script, todavia pode ser mais perigoso, depende de quem programa.
Com PHP, se o programador não se precaver, é possível que um programador experiente utilize um formulário para injetar código e controlar o servidor, no mínimo ele consegue deixá-lo ocupado indefinidamente, processando inutilidades.
Agora que você sabe qual é a diferença entre as páginas HTML e PHP, que tal fazer um teste de 30 dias grátis de uma hospedagem com múltiplas opções.
Visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e escolha a opção que melhor atenda as suas necessidades profissionais e crie hoje mesmo seu website.