Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

Tendências em Cloud Computing para 2020

Apesar de ter sido vista como uma plataforma experimental quando foi apresentada ao mercado como serviços comercial, a Cloud Computing (Computação em Nuvem) vem conquistando um espaço cada vez maior nas organizações. Atualmente, suas soluções são consideradas parte crucial da Tecnologia da Informação (TI), afirma o Gartner.

Em post sobre uma breve história da Cloud Computing mencionamos que o modelo da entrega de serviços de TI começou a ser formatado no início da década de 60. Entretanto, as ofertas comerciais chegaram mesmo ao mercado em meados do ano 2000.

A primeira oferta de IaaS (Infraestrutura como Serviço) lançada por um provedor de Cloud Pública em larga escala nos Estados Unidos foi anunciada em 2006. No início, a Nuvem era vista com desconfiança pelas empresas que tinham muito receio de transferir aplicações de seu Data Center interno para um ambiente compartilhado. No Brasil, esses serviços começaram a ser mais disseminados no final do ano 2000.

“Dez anos após o início do uso dessa tecnologia, as empresas devem pensar em ampliar cada vez mais seus investimentos em Cloud”, recomendam analistas do Gartner.

Primeira década da Cloud Computing

Ao avaliar a primeira década de operação comercial da Cloud Computing, analistas da consultoria destacam que a Computação em Nuvem gerou uma disruptura no ambiente de TI. Ao olhar para a segunda década, eles avaliam que essa tecnologia está amadurecendo e se tornando cada vez mais presente nos processos de transformação.

Nos últimos dez anos, a Nuvem mudou as expectativas e competências do departamento de TI, que agora é um catalisador necessário para o desenvolvimento em toda a empresa. Na medida em que a tecnologia se desenvolve, as objeções à Cloud Computing diminuem, embora mitos e termos tecnológicos confusos ainda persistam.

“Ao entrar em sua segunda década, a Computação em Nuvem se torna cada vez mais uma ferramenta para as empresas digitais da próxima geração e para soluções mais ágeis, escaláveis e flexíveis”, explica David Mitchell Smith, vice-presidente do Gartner.

Smith recomenda que os Chief Information Officers (CIOs) e outros líderes de TI adaptem suas estratégias continuamente para aproveitar todos os recursos que a Nuvem pode oferecer. Para ele, não é tarde para começar a planejar um futuro completamente baseado em Nuvem.

O que esperar para a próxima década

Pesquisa do Gartner prevê que até 2020, qualquer estratégia para novas iniciativas de TI que não seja baseada apenas em Cloud demandará justificativa em mais de 30% das grandes organizações.

Pelas projeções da consultoria, até 2021, mais da metade das organizações globais estarão utilizando alguma solução em Nuvem.

Durante a década passada, a Computação em Nuvem amadureceu em vários aspectos. Atualmente, segundo o Gartner, a maioria das análises de segurança indica que a Cloud Computing pode ser até mais confiável que a TI tradicional.

Outro dado importante é que a inovação está mudando rapidamente para Cloud. Muitos vendedores estão adotando uma abordagem focada em Nuvem para design de produtos com alguns avanços, inovações tecnológicas e de negócios. São soluções disponíveis apenas na modalidade de serviço. Um exemplo são as novidades em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial.

É preciso lembrar que nem todos os projetos podem utilizar serviços em Nuvem por questões regulamentares de segurança ou até pelo valor investido nas iniciativas. Algumas empresas também não contam com o talento ou com as habilidades necessárias para essa implementação.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Conheça todos os conteúdos do nosso blog

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner